sábado, 21 de agosto de 2010

A gueixa mais idosa do mundo:Kokin, 98 anos

A gueixa mais idosa do mundo, Kokin, 98, durante entrevista à Reuters no escritório da união das gueixas em Atami (Shizuoka)


As gueixas - mulheres que se dedicam à arte da dança, canto e sedução e que se distinguem por seus trajes e maquiagem tradicionais - já chegaram a representar uma população de 80 mil pessoas no Japão, que hoje se restringe a cerca de 1.000 mulheres.
Do total, estima-se que cerca de 300 vivam em Tokyo. São jovens que, desde a década de 90, se apresentam em clubes, bares e karaokês. Os preços cobrados pelas gueixas modernas não são tão salgados como exige o elegante mundo de alta cultura, chamado de karyuukai ("o mundo da flor e salgueiro"), no qual uma refeição custa em torno de ¥ 80 mil.
Em uma entrevista à Reuters, a gueixa mais idosa do mundo, Kokin, 98, lamentou a transformação do karyuukai em meio à modernização dos costumes.
Kokin, que viveu o auge do karyuukai, antes da Segunda Guerra Mundial, criticou também a postura dos clientes jovens, que solicitam a presença das gueixas em karaokês e locais de diversão, sem apreciar a conversação com essas especialista da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário