terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ichi Ritoru no Namida:O melhor dorama.Aya Kitou:Exemplo de amor a vida!

1 Litro de Lágrimas (em japonês: 1リットルの涙, Ichi rittoru no namida?, também chamado de Diário das Lágrimas) é um drama japonês da Fuji Television sobre uma garota diagnosticada com uma doença degenerativa incurável aos 15 anos, mas que foi capaz de continuar com sua vida até sua morte, aos 25 anos.

O drama é uma adaptação do diário de uma garota japonesa chamada Aya Kitō, que sofreu degeneração espinocerebelar. Ela começou a manter um diário por sugestão de seu médico e continuou a escrever até que não conseguisse mais segurar uma caneta. O diário, intitulado 1 Litre no Namida, foi publicado logo após sua morte.

Particularmente para mim,este é o melhor dorama que ja assisti em minha vida e Aya Kitou um exemplo de amor,luta e perseverança na vida,tanto que seus diários mesmo anos depois de sua morte ainda inspiram pessoas do mundo inteiro e é inclusive indicado por especialistas na area médica e psicológica como leitura.
Este dorama te faz chorar por mais frio que seja e faz refletir na vida.Sinceramente eu ja tentei ser um terço do que esta menina foi em termos de aceitação dos fatos que a vida nos oferece mas é dificil,pode ser que por que vivemos em uma época diferente ou por que ninguem é igual a ninguem simplesmente!
O fato é que vale muito a pena assistir o dorama e o filme,você vai mudar eu jeito de pensar e ao menos naquelas horas que estiver ali vendo as cenasvai refletir e ser alguém melhor!
Erika Sawajiri é a atriz que interpreta Aya.Para mim a melhor atriz ,veja as cenas e se sentira na pele da personagem tamanha capacidade de interpretação desta atriz que conquistou minha admiração!

Abaixo algumas frases encorajadoras de Aya em seu diário:

-Se eu fosse uma flor, minha vida seria um botão. Esse começo de juventude, quero guardar sem arrependimentos.
-Mamãe, dentro do meu coração: existe você, que sempre acreditou em mim. A partir de agora conto com você. -Desculpa por causar tanta preocupação.
-Por que essa doença me escolheu? Destino é algo que não se pode colocar em palavras.
-Quero contruir uma máquina no tempo e voltar ao passado. Se não fosse por essa doença, eu conseguiria me apaixonar e não depender de ninguém para viver.
-Eu não direi mais que quero voltar àquele dia, vou viver aceitando o eu de agora.
-Apesar de ter me machucado com esses olhares sem coração, eu percebi que também havia olhares de gentileza. Por isso, eu não vou fugir. Assim eu farei, com certeza, sempre.
-Eu gosto do som das bolas ecoando no ginásio, da sala quieta depois da aula, da paisagem que se vê da janela, do piso de mandeira do corredor, das conversas em frente à sala de aula, gosto de tudo. Talvez eu só esteja incomodando, talvez eu não esteja ajudando ninguém, mesmo assim, eu quero ficar aqui. Afinal, aqui é o lugar onde estou.
-Eu agradeço por ser vista igualmente pelos meus amigos. 'Eu passei a gostar de ler graças a você', foi o que me disseram. "Ah, que bom", eu não causei apenas incômodo a elas, pensando assim, não me importei muito.
-Eu gosto do Colégio Higashi! Eu gosto do professor Nagai! Eu gosto de todos professores daqui.
-Sabe, agora, estou confusa e com medo. É sobre "Escola para Deficientes".
-Felicidade? Você é feliz? Estou à procura, no fundo do meu coração, para que eu seja feliz.
-Se olhar o céu depois de cair, o céu azul, hoje também, se estende infinitamente e sorri. Eu estou viva.
-Faltam 4 dias até o fim das aulas. Parece que por minha causa, todos estão segurando mil garças de papéis. A imagem deles segurando-os com tanto esforço, guardarei no fundo dos meus olhos: para que eu nunca esqueça, mesmo estando separados. Mas eu queria que dissessem: "Aya, não vá".
-Agora penso que você foi muito mimada pelas pessoas! Finalmente percebi. Você dependeu demais das pessoas! Por isso, a Youko e a Yoshiko acabaram se cansando! Percebi tarde demais...
-Não tenho Lugar!
-Eu deixarei o colégio Higashi.
-Foi preciso um litro de lágrimas.
-As pessoas não deviam viver o passado. É o suficiente fazer o possível no presente.
-Os sons "ma", "wa", "ba", e "n" ficaram difíceis de pronunciar. Em vez da voz, só sai vento. Por isso, não consigo me comunicar com os outros. Ultimamente, tenho falado muito sozinha, antes eu não gostava, mas é como um treinamento para a boca, vou fazer bastante. Não vou parar de falar.
-Nos meus sonhos, meus pés já estavam paralisados. Nos meus sonhos, eu já estava sobre a cadeira de rodas.
-Não consigo mais voltar ao passado. Nem meu coração, nem meu corpo.
-Encontro-separação-encontro. Todas as pessoas são seres que não conseguem viver sozinhos.
-A realidade é muito cruel, muito rígida. Não posso nem ao menos sonhar. Se imaginar o futuro, ainda outras lágrimas escorrem.
-Por qual motivo eu estou vivendo? Aonde devo ir? Apesar de não conseguir respostas, se escrevo, meus sentimentos melhoram. Estou à procura de muitas mãos, mas não consigo alcançá-las, não consigo percebe-las, apenas sigo em direção à escuridão, apenas ouço minha voz que grita sem esperanças.
-Não quero falar. Não quero conversar. Tenho medo de soltar as palavras.
-Não consigo me mover, que raiva...
-Será que posso continuar a viver? Mesmo que você não exista, não há nada que restará.
-Amor, não tenho nada além de apenas viver me agarrando a isso.
-O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.
Última frase de Aya em seu diário.
Aya Kitou


           Aya com sua mãe.Ela já não falava,por meio da placa
        tentava se expressar e ensinar o que aprendera  com 
toda aquela situação

                                                       Aya com sua famila querida

                                                  

                                           Diario original de Aya.Por fim ela ja não podia mais
                                           escrever por que perderá a cordenação motora.Mesmo
                                           assim,com um lápis na boca ten tentava esboçar suas
                                            palavras
                                                


                                                   Ichi  Rittoru no Namida:o dorama

                                                 Erika Sawajiri e cena emocionante
     
                                                Erika Sawajiri nos transmite a razão e a emoção



Se você apenas sentar e chorar, nem mesmo o melhor remédio poderá ajudá-la.
Aya Kitou

Confira o diário de Aya Kitou traduzido:   http://diariodeaya.blogspot.com/

Foi lançado o Mangá em edição única no Japão e em 2009 foi publicado no Brasil!
     

O Mangá é breve porém extremamente profundo, retrata da descoberta da doença até a decisão de mudança de escola por não conseguir mais acompanhar seus amigos de classe que sempre lhe ajudaram. Mas consegue mostrar bem a amizade, sofrimento, superação, amor pela vida.
Este mangá é baseado no livro (de mesmo nome)  publicado logo após da morte de Aya, aos 25 anos. O livro na verdade é a adaptação do diário de Aya, que começou a escrevê-lo por recomendação de seu médico para acompanhamento da doença e ela continuou a escrever até que não conseguisse mais segurar uma caneta. A frase inicial do post foi as últimas palavras que Aya escreveu em seu diário. 1 Litro de Lágrimas também teve uma versão dorama, drama japonês da Fuji Television, e que ainda não consegui assistir.
Esse é o tipo de história que a gente sabe o final, sabe que não será um final feliz, mas que eu gosto de ler, pois me faz lembrar que a gente reclama demais da vida em vez de vivê-la, enquanto tem pessoas que dariam tudo para estar em nossos lugares, pessoas que tem problema muito maiores que o nosso e nem por isso desistem… E paro e penso que o fato dessas pessoas saberem do prazo curto que tem, é o que faz com que elas vivam mais apaixonadamente, intensamente e superam. E quando fazem essa escolha, deixam a sua marca na vida de outros, mesmo que sua existência tenha sido breve.

Para comprar o mangá acesse o site da comix neste link:
    

Um comentário: