terça-feira, 23 de novembro de 2010

Exposição SHIGA-Espaço ESPM

.
 O acervo da Vitrine de Shiga, da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais pode ser detalhadamente visualizado na Exposição "Shiga e o Rio Grande do Sul - A Irmandade de Dois Povos" que esta sendo realizada através de parceria entre a SEDAI e a Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM , em seu Espaço Cultural localizada na rua Guilherme Schell, 268. No local estudantes da ESPM orientam os visitantes sobre cada uma das fotos e objetos expostas, com destaque para o "Tanuki" de Shigaraki, uma peça que segundo a tradição, representa sorte, prosperidade e sucesso. Shigaraki é reconhecida como um dos seis locais mais antigos de produção de cerâmica do Japão.

Ao recepcionar o vice-governador de Shiga, Koichiro Yoneda, que está em visita ao Rio Grande do Sul para comemorar os 30 anos do Acordo de Fraternidade estabelecido em 1980, o secretário Josué de Souza Barbosa, ao destacar a importância do Acordo para a formação de recursos humanos por meio de intercâmbio técnico entregou a Koichiro Yoneda, livro sobre o Rio Grande do Sul.
Nos 30 anos de intercâmbio, técnicos gaúchos obtiveram bolsas de aperfeiçoamento por dez meses em Shiga, nas áreas de meio ambiente, biotecnologia, tecnologia industrial, saúde, agricultura, educação, informática, piscicultura e telemetria. Na modalidade 100 Dias/Homem, foram recebidos técnicos japoneses e enviados técnicos gaúchos nas mais diversas áreas de interesse do Estado e de Shiga. Também foram recebidas várias missões governamentais de Shiga e enviadas missões gaúchas para a província japonesa.

Do intercâmbio destacam-se ações como: o Projeto Mar-de-Dentro (um plano de gerenciamento ambiental sustentado para as Bacias Patos/Mirim, que foi aprovado pela Agência Japonesa e Cooperação Internacional - (JICA), a pesquisa conjunta entre a Cientec e o Centro Integrado de Tecnologia Industrial - CITIS para o desenvolvimento de zeólitas (purificadores ambientais formados a partir das cinzas obtidas na extração do carvão e obtenção de carvão ativo a partir da casca do arroz). Também foi realizada pesquisa, entre a CRM e o Instituto Cerâmica de Shigaraki, para a utilização das argilas e cinzas decorrentes da extração e da queima de carvão das minas de Candiota para a produção de cerâmica

Nesta quinta-feira (11/11), às 11 horas, a comitiva japonesa participa da inauguração do Memorial da Colônia Japonesa localizado em Ivoti. O município é considerado a maior colônia japonesa no RS, com aproximadamente 50 famílias. O memorial dispõe de um espaço com objetos, documentos e fotografias da comunidade e também um jardim japonês. Na ocasião, os visitantes liderados pelo Vice-Governador provincial terão encontro com integrantes da Associação Cultural Esportiva Nipobrasileira de Ivoti.
A governadora Yeda Crusius, juntamente com o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué de Souza Barbosa, na quarta-feira (10/11), recebeu a delegação em um almoço no Galpão Crioulo, no Palácio Piratini. Integram a missão o secretário da Província de Shiga, Tomio Echigo; o diretor Hiroshi Haizumi, o chefe de planejamento Kazuhiko Takagi e o chefe assistente Toshimitsu Takeda da Secretaria de Turismo e Relações Internacionais e mais nove cidadãos de Shiga.

CONFIRA AS FOTOS DA EXPOSIÇÃO




















Nenhum comentário:

Postar um comentário