quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mitologia e esporte サッカー(Futebol)

Este é o emblema da seleção japonesa de futebol.



Que significado terá o corvo de três patas?
O escudo da Associação de Futebol do Japão (www.jfa.or.jp) é também o emblema que estampa a camisa do time de futebol. Um corvo com três patas foi adotado como símbolo na década de 1930 pelo conselho de administração da mesma associação.
Desde então, alem da seleção japonesa, as equipes de futebol que ganham a copa do imperador e a liga japonesa (J-League) também recebem o escudo em seu uniforme.


Segundo a associação de futebol japonesa, o corvo que mantém a bola de futebol com uma de suas três patas foi tomado da literatura chinesa. Na mitologia japonesa este corvo simboliza a ave do sol, mensageiro da deusa Amaterasu.
O nome Yatagarasu consiste em duas palavras, sendo a primeira Yata que significa de grande tamanho e a segunda Garasu que vem de Karasu que por sua vez significa corvo em japonês. Segundo estudos, Yata é uma unidade que equivale aproximadamente a 1 metro e que era o tamanho estimado que alcançava esta lendária ave.
O MITO DE YATAGARASU
Segundo um mito japonês, um grupo de guerreiros se perdeu a caminho de Yamato (atual Nara) tendo como intento conquistar a cidade. Durante o percurso, apareceu um enorme corvo de três patas vindo do céu e os guiou para o seu destino, onde conseguiram finalmente conquistar os seus objetivos.

Foto : O mítico corvo de três patas
Devido a essa história, Yatagarasu é conhecido como o animal que dirige a vitória. Foi precisamente por este motivo que foi elegido como o símbolo do futebol japonês. O corvo do escudo da Associação de Futebol estende uma de suas asas e com uma de suas três patas domina uma bola. Ele expressa agilidade e força e as cores que traz consigo(amarelo e vermelho) simbolizam o sol.
fonte : www.wldcup.com/Asia/nats/index.html (página em inglês)

Um comentário:

  1. mto bacana esse post, amigo! eh isso ai, rumo a vitória! viva o Yatagarasu
    yoi o toshi wo, um bom ano novo pra vc!

    ResponderExcluir